domingo, 25 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL


Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três Reis magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dicas de Português

POR ou PÔR?

POR (sem acento) é preposição: “Vou por este caminho”;

PÔR (com acento circunflexo) é verbo: “Vou pôr o livro na estante”.

Observação de leitor: “Penso que está errado o título dado à entrevista de deputado paulista: ‘Vou por São Paulo nos trilhos’. (…) Compare: Vamos pôr os pontos nos is. Gosto de pôr tempero na comida. Anda por todos os lados. Vou por aqui. Assim, ninguém não vai “por” São Paulo, mas vai (ou pelo menos pretende) PÔR São Paulo nos trilhos, o título reclama o acento. Certo?”

Certíssimo. O verbo PÔR (=colocar, botar) deve receber um acento circunflexo: “Vou pôr São Paulo nos trilhos”; “Pôr a vida em risco”; “É preciso pôr um acento no verbo”.

É importante lembrar que esse caso não foi alterado pelo novo acordo ortográfico. O acento circunflexo no verbo PÔR foi mantido para diferenciar da preposição POR.

Vale destacar também que os verbos derivados de PÔR não recebem acento gráfico: apor, compor, depor, dispor, impor, contrapor…

qua, 21/12/11
por snogueira.sn |

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Fotos dos Alunos mais assíduos do SALC

Luisa Wanderley Chaves
Francisco Bruno Campos Rodrigues


Luma de Melo Medeiros

Almir Ferreira Moreira


Renan de Melo Medeiros



Fotos dos ganhadores dos melhores projetos - Unidade Acrópole

Profª Suzanny e Adriano Moreira

Prof. Thiago e Alyne Ayri

Prof. Thiago e Bárbara do Menezes

Prfª Lucilena e Bruna Lisboa

Prof. Thiago e Maria Fernanda

Prof. Thiago e Thiago Oliveira

Fotos dos ganhadores dos melhores projetos - Unidade Padre Eutíquio

Profª Vanessa e Anna Oliveira
Profª Tatiana e Ariella Zahury

Profª Daniela e Beatriz Correia

Profª Eva e Isabela Lobato

Profª Vanessa e Elaine Stein



Profª Vanessa e João da Costa


Profª Rafaela e Laís Carneiro
Prof. José Reo e Maria Clara Neres


Prof. José Reo e Maria Isabel
Profª Isabela e Eduardo Oliveira


Prof. Flávio e Sophie Cohen


Profª Rafaela e Luiza Helena


Prof. Ricardo e Dirceu Marques

Prof. Luiz Paulo e Victoria Ferro

Fotos dos ganhadores dos melhores projetos - Unidade Pedreira

Prof. Bruno e Alex Silva

Prof. Roger e Amanda Costa

Beatriz Lima(Projeto Piloto)

Prof. Roger e Camila Buenaño

Prof. Bruno e Isabela Souza

Prof. Roger e Lígia Machado

Profª. Odília e Manuela Fernandes

Profª Paula e Matheus Pontes

Prof. Roger e Samyle Ferreira
Prof. Roger e Denyse Donati

Profª. Nadiara e Estéfane Silva

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A última do português

Nosso idioma já passou por duas grandes reformas ortográficas e se prepara para a terceira
ALFABETO ENXUTO
A reforma ortográfica de 1943 eliminou o K, o W e o Y da língua portuguesa. Além disso, quem escrevia até então "theatro", "commercio" e "pharmacia", por exemplo, passou a escrever "teatro", "comércio" e "farmácia". A reforma buscou aproximar o português aqui do Brasil do português de Portugal, que já tinha feito sua reforma em 1911.
MUDANÇA POUCO ACENTUADA
Uma nova reforma ortográfica ocorreu em 1971, mas foi bem menos radical. Ela basicamente decretou o fim do acento circunflexo diferencial nas letras "e" e "o". Ahn!? Não entendeu nada? A gente explica: é que até 1971, seu avô e sua avó escreviam "côr" e "êle". Hoje, você manda direto "cor" e "ele", sem os acentos circunflexos.
TERCEIRA VIA
Muita gente não sabe, mas desde 1990 rola o projeto de uma nova reforma ortográfica. A idéia é que ela sirva para unificar a língua dos oito integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Até agora, essa terceira reforma — que pode tirar o trema de "tranqüilo" e o hífen de "pára-quedas" (que ainda perderia o acento) — não saiu do papel
Fonte: Site Mundo Estranho

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Abertas inscrições para 12,5 mil bolsas de estudo no exterior.

Presidenta Dilma lançou regras do programa Ciências sem Fronteiras, que vai beneficiar 101 mil pesquisadores e estudantes até 2014

Começaram nesta terça-feira, dia 13, as inscrições para alunos de graduação que quiserem passar um um ano fora do País. A presidenta Dilma Rousseff lançou, em Brasília, os editais que vão selecionar 12,5 mil universitários com bolsa de estudo da modalidade sanduíche nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França. O prazo para concorrer termina no dia 15 de janeiro. Na solenidade, a presidenta também assinou decreto que regulamenta o programa Ciência sem Fronteiras, que vai conceder ao todo 101 mil bolsas até 2014.
O Ciência sem Fronteiras vai beneficiar estudantes e pesquisadores das áreas de ciências básicas, engenharia e tecnologia, nas modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação (doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado). Segundo a presidenta, o desafio lançado há 140 dias foi transformado em realidade. Do total de bolsas a serem concedidas, 75 mil serão financiadas pelo governo e 26 mil pela iniciativa privada, conforme Dilma havia pedido no lançamento do programa em julho. Colaborarão com o projeto instituições como Febraban, CNI, Petrobras, Vale entre outras.

Nesta terça-feira, foram anunciados os nomes dos primeiros 1.500 alunos de graduação beneficiados com bolsas para os EUA. A chamada pública coordenada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em caráter experimental recebeu 7.007 inscrições. Os primeiros 841 embarcam em janeiro de 2012 e os demais seguirão em julho para curso de idioma.
Os critérios para seleção para as bolsas diferem em cada edital, mas têm pontos em comum. Os candidatos de graduação devem ter no mínimo 600 pontos no Enem e ter bom desempenho acadêmico. Prêmios em olimpíadas escolares e participação em projetos de iniciação científica também contam pontos. Para Dilma, o programa valoriza o mérito, mas vai garantir também que estudantes que não são de classes abastadas não sejam prejudicados. Para isso, uma série de ações serão realizadas para auxiliar estudantes a superarem a barreira da língua estrangeira, como cursos em universidades federais e, para os selecionados, aulas no exterior.
“Esse é um programa que tem na base critérios essenciais. Primeiro, o mérito. E segundo, para aqueles que têm mérito, vamos dar oportunidades para dar acesso à segunda língua”, explicou.

Atração de cientistas
Além de enviar estudantes brasileiros para o exterior, o Ciências Sem Fronteiras também vai trazer estrangeiros ou brasileiros que atuam em outros países para o Brasil. Através do projeto Atração de Jovens Talentos serão buscados jovens pesquisadores residentes no exterior, preferencialmente brasileiros, que tenham destacada produção científica e tecnológica. Pelo Pesquisador Visitante Especial  serão atraídos por período de três anos pesquisadores de alto nível, que se destacam na área onde atuam.

Inscrições pela internet
As informações sobre as bolsas e as exigências para concorrer estão no site do programa Ciência sem Fronteiras. No mesmo endereço, interessados em concorrer devem preencher formulários e enviar documentação em formato PDF.

Fonte: IG. São Paulo

Entrega de Resultados.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CCBEU e Estácio/FAP

 
 O curso de Design de moda da Faculdade Estácio de Sá - FAP e o CCBEU - Centro Cultural Brasil Estados Unidos convidam para o evento de encerramento do segundo semestre de 2011.Os alunos do 4º semestre concluintes do curso convidarão modelos para desfilar os looks de cada equipe cada um com três modelos, bata masculina, feminina e um avental para o Kids. Não perca!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Matrículas Abertas.


Eu sou Ivan Davis, DJ, e conheço o mundo através da música... Mas na hora de você ganhar o mundo através do inglês, faça CCBEU.
O CCBEU não é uma escola qualquer, e sim um Centro Cultural,
que oferece um mundo de oportunidades para você aprender e aperfeiçoar seu inglês, de forma prática, dinâmica e até divertida.
De festas, música e mixagem eu entendo muito bem.
Mas de ensino de Inglês, quem entende é o CCBEU.
CCBEU, só quem faz, sabe!
Matrículas Abertas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Natal em Outros Países


Confira e compare a Comemoração Natalina em cada país:
Estados Unidos
A época de festejos natalinos fazem com que os Estados Unidos fique repleto de cor e brilho. Algumas semanas antes do Natal, milhões de pessoas percorrem as lojas em busca dos presentes para a família. As decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas mundialmente. O clima natalino pode ser sentido nas casas, com decorações com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas e guirlandas feitas de plantas verdes, completando assim uma estação de muita alegria. Na véspera de Natal vizinhos se unem para cantar canções de Natal, mostrando o espírito de confraternização. As crianças penduram meias na lareira e na manhã do dia 25 de dezembro abrem os presentes. O prato típico americano é o peru recheado acompanhado de frutas tropicais.
Japão 
O Natal no Japão é cheio de significados e a troca de presentes é fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus em uma manjedoura porque é quando travam contato com a idéia de "berço" já que os bebês japoneses não dormem neles.
Índia
Os cristãos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga. Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila são acesas com óleo e servem também para decorar a casa.
China 
As casas são enfeitadas com lanternas e árvores de Natal com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel. A grande maioria dos chineses não é cristã, sendo que a maior celebração do inverno é o Ano Novo Chinês, no fim de janeiro. Nessa data, as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais.
Itália 
A principal entrega de presentes é no dia 6 de janeiro, em lembrança à visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os três Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e então eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coração, mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.
Suécia 
As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia as crianças escrevem suas cartas de pedidos, que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.
Portugal 
Em Portugal o Natal é igual ao nosso, com missa e ceia. As crianças esperam pelos presentes que Papai Noel vai colocar em seus sapatos e tanto a ceia como o almoço do dia 25 são dados normalmente na casa dos parentes mais velhos.
Belém
Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho.