História

Uma história construída no sonho





Quando em 26 de setembro de 1955, George T. Colman, na época cônsul dos Estados Unidos no Brasil, fundou o Centro Cultural Brasil Estados Unidos, não imaginou que das reuniões do chamado "Sunday Afternoon Club”, onde Mr.Colman e sua esposa costumavam reunir apreciadores da cultura americana, sempre aos domingos, nas salas do consulado, surgiria um dos maiores centros divulgadores da língua e cultura norte-americana da região norte do país. 


No ano de 1979, o CCBEU inaugura sua sede própria, na Avenida Padre Eutíquio, onde está localizado até hoje. O Centro Cultural Brasil Estados Unidos firmou-se como um dos mais respeitados Centros Binacionais do Brasil, sendo reconhecido pelo Governo dos Estados Unidos da América através do U.S Department of State’s Bureau of Educational and Cultural Affairs e constituído como uma sociedade civil de caráter educativo, cultural e social, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e personalidade jurídica, reconhecida oficialmente pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará, através da Resolução nº176-CEE; e pela Prefeitura Municipal de Belém, que reconheceu a instituição como ente de utilidade pública pela Lei Municipal nº 6193/66. Em dezembro de 2001 o CCBEU obteve a certificação da ISO 9001, na época, o único curso de línguas com essa certificação no norte e nordeste do país.  No ano de 2011fomos premiados pelo TESOL Awards como um dos binacionais de referencia na América Latina.  

Hoje o Centro Cultural Brasil Estados Unidos é mais que o ensino de idiomas, é sobre tudo um grande fomentador de arte e cultura, pois o CCBEU nasceu do amor de pessoas apaixonadas pelo Brasil e pelos Estados Unidos, e em especial, de apaixonados pela cultura paraense, seus sabores, suas cores, sua gente.

Unidade Padre Eutíquio

Unidade Pedreira

Ex-presidentes:

Edgard Chermont (in memorian)
Miguel Pernambuco (in memorian)
Moura Ribeiro 1958 (in memorian)
Aquilles Lima (in memorian)
Manuel Garcia de Paiva
Edgard Chermont (in memorian)
Nelson Nasser (in memorian)
Paul Albuquerque
Thomaz Gomes (in memorian)
Nelson Nasser (in memorian)
Thomaz Gomes (in memorian)
Paul Albuquerque
Walkyria Mello (in memorian)
Paulo Miranda
Caubi Moura (in memorian)
Nathanael Leitão (in memorian)
Raymundo Sergio V. Souza Filho
Jorge Alex N. Athias
Amilcar Leão
Maria da Glória Boulhosa Caputo
Carlos Amilcar Pinheiro
José Augusto T. Potiguar
Jorge Alex N. Athias
Issac Ramiro Bentes