Morar fora pode abrir novas oportunidades para morar com estudantes de vários países; Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a experiência e não ofender seus colegas
Os programas de Intercâmbio proporcionam uma experiência única e rica em aprendizado para os estudantes que desejam morar no exterior durante um período determinado. Além de e o restante dos estudos, o intercâmbio também é uma forma importante de conhecer novas pessoas e novas culturas.
Ao optar por morar no exterior, muitas vezes o estudante é enviado a uma casa de família ou a um alojamento de alunos no país escolhido. Durante o tempo em que morar com outras pessoas, procure compreender a cultura de cada um deles e evite comportamentos que possam ofender o restante dos moradores.
A autora do livro Didindo o mesmo teto, Nani Oliveira, já morou durante vários anos no exterior e agora recebe estudantes estrangeiros em sua casa. Ela preparou 10 dicas para os estudantes que desejam passar por esta experiência. Confira nos links a seguir:
- Respeite as regras da casa
- Nunca leve ninguém para dormir ou morar com você sem permissão
- Respeite os ambientes compartilhados
- Ajude com a limpeza
- Esteja preparado para entender e se adaptar a diferenças culturais
- Respeite as outras religiões
- Tente se adaptar com a comida
- Respeite os costumes dos outros moradores
- Respeite a privacidade e individualidade do outro
- Desligue-se um pouco do Brasil enquanto estiver fora
O mais importante é ter determinação e força de vontade, o que está relacionado inicialmente com a disposição em encontrar todas as informações corretas para tornar a estadia do futuro estudante intercambista a mais satisfatória possível.
Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2011/08/05/854188/vai-fazer-intercambio-veja-10-dicas-morar-com-pessoas-outros-paises.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário